Envase – American Pale Ale

Após 3 longas semanas, finalmente envasamos nossa primeira cerveja! Isso porque, antes desta etapa, foi preciso passar pelo processo de Fermentação, Maturação, Priming e Carbonatação. Apesar de parecer muita coisa, é mais simples do que parece. Todas essas fases são necessárias para produzir a nossa adorada gelada. Para não parecer muito confuso ou complexo demais, vamos entender agora o que acontece com a cerveja em cada uma destas etapas:

1ª Semana: Fermentação

É já nesse processo que o mosto vira cerveja: a levedura transforma os açúcares em álcool, além de colaborar e influenciar, de maneira discreta, com o sabor. Como estamos tratando de uma cerveja de alta fermentação, esta etapa leva em média uma semana e em temperatura ambiente, ou seja, entre 19ºC a 22ºC.

2ª e 3ª Semana: Maturação

Nesse processo, a cerveja deve ficar descansando, pelo menos, por uma semana. No nosso caso, deixamos duas semanas em uma temperatura de 2ºC a 5ºC. Esse processo é muito importante, porque é nesse momento que as leveduras absorvem impurezas e sabores indesejados da cerveja, tornando-a mais limpa e, consequentemente, mais clara.

4ª à 6ª Semana: Priming, Envase e Carbonatação

O processo de Priming nada mais é que adicionar um pouco de açúcar comum ou açúcar invertido à cerveja, para que quando seja Envasada, aconteça o processo de Carbonatação – o gás que ouvimos ao abrir a garrafa. Nessa receita usamos 4 gr de açúcar para cada litro de cerveja e o dobro dessa quantidade em água com algumas gotas de limão (responsável por quebrar as moléculas de sacarose em frutose e glicose, facilitando o processo).

Para finalmente Envasar, limpamos e sanitizamos todas as garrafas disponíveis e sanitizamos as tampas. Para sanitização das garrafas, lavamos antecipadamente uma a uma com sabão neutro e, no dia, utilizamos ácido peracético. Para as tampas usamos álcool 70%.

Transferimos a cerveja do balde de fermentação para outro balde utilizando uma mangueira e tomando o devido cuidado para que o fermento sedimentado no fundo do fermentador não fosse para o novo balde. Durante a transferência, adicionamos a mistura feita para o Priming.

Após envasarmos uma a uma, o resultado no final de tudo foi este.

Após o envase, é necessário esperar de 1 a 3 semanas para que a Carbonatação dentro da garrafa aconteça, e é importante manter as garrafas armazenadas em temperatura ambiente.

Como a ansiedade de experimentar é muito grande, iremos experimentar algumas na próxima semana, durante a próxima brassagem. =D

Como de praxe, estamos preparando mais um vídeo com alguns highlights do envase, em breve compartilharemos.

Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar aí embaixo!

Deixe um comentário